sexta-feira, 30 de maio de 2008

Gincana para o Dia do Meio Ambiente

Antes de postar a organização da gincana, quero ressaltar que toda gincana deve estar inserida em um contexto e com objetivos bem traçados. Uma gincana por si só, sem objetivos traçados ou sem estar inserida em um projeto, não é significativa.
A gincana abaixo foi criada para atender alguns objetivos em um projeto de meio ambiente que atende à Agenda ambiental do Colégio Estadual Francisco Lourenço Alves, no município de Carmo. O objetivo do projeto é reflorestar as margens do Rio Paraíba do Sul, no trecho que margeia o distrito. A gincana tem o objetivo de valorizar o local, arrecadar mudas de árvores nativas e conscientizar sobre a importância de não jogar lixo nas margens do rio.
Segue abaixo a gincana que criei para os alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental:

Gincana nossa Terra tem valor.


1. Atitude é fundamental

Dois elementos principais: a coletividade e a solidariedade. Uma gincana requer trabalho de equipe, de grupo. Por isso, é fundamental que todos se integrem e participem ativamente. Solidariedade pressupõe auxílio mútuo, cooperação, companheirismo, troca, irmandade.


2. Um espírito diferente

Ter presente a idéia ou as idéias que irão direcionar o trabalho. Quando for organizado o conjunto das “tarefas” deixar bem claro quais são as atitudes que serão cultivadas. Ressignificar o pensamento que temos sobre gincanas como momentos de competição entre equipes, ganhadores e perdedores, pontuações, prêmios, vaias.


3. No lúdico as gerações em solidariedade

O que está por trás de tudo isso é a ação coletiva e solidária de uma comunidade (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos) em torno de uma busca comum: a preservação da obra criada por Deus. Deste modo, preservar a dignidade humana e o planeta são tarefas inseparáveis e que devem ser trabalhadas conjuntamente. Precisamos “construir um Novo Ser e um Novo Mundo a partir de uma Nova Relação”. Por isso, existe a orientação para que seja uma gincana que envolva toda a comunidade, desde a formação das equipes participantes.


4. Agitação também é construção

A “correria” precisa ser iniciada em benefício do planeta que começa em nossa própria casa e que se chama “nossa casa”. A correria solidária de quem sai do seu mundo e decide lutar coletivamente. Correria como sinônimo de trabalho muito ativo e não de algo desordenado. Para essa correria vamos nos organizar e desenvolver a consciência comunitária e desacomodada. Correria tem tudo a ver com adolescentes e jovens!


Pontuação de Tarefas e Premiação das equipes:


Eliminar a lógica da competição é uma das idéias! A gincana pode ser montada com esta idéia/chave. Cada tarefa cumprida contará um ponto. A equipe que somar mais pontos será premiada com medalhas. Todos os alunos participantes receberão um brinde.

Data da Gincana:

Dia 05 de junho – Dia do Meio Ambiente, no período da aula, de 8h as 12h, com a participação da comunidade local. Encerramento com lanche para os alunos do Colégio.

Apresentação Especial:

Apresentar em telão, fotos da gincana, no final da mesma.

Tarefas

1. Montagem das equipes – deverá ser feita com a ajuda do professor de Educação Física, a partir de uma atividade competitiva que envolva cores. As equipes deverão ter no máximo 10 alunos que queiram por livre vontade participar da gincana e não poderá haver menos do que 5 equipes. Cada equipe deverá escolher um professor coordenador.

2. Escolha do nome da equipe:
Critério: nome de um animal ou vegetal da Mata Atlântica.


3. Apresentar uma foto que valorize um ambiente bonito do Distrito. A foto deverá ser impressa em tamanho A4 e colorida e entregue em disquete.

4. Apresentar uma paródia com letra que estimule a defesa do meio ambiente. A equipe deverá tocar e cantar a música, ou trazer alguém para fazê-lo.

5. Apresentar um morador que tenha no mínimo 05 árvores plantadas no quintal e o nome popular e científico dessas árvores.


6. Apresentar 5 jogos confeccionados com materiais recicláveis e reutilizáveis (dama, xadrez, ludo, dominó, vaivém, etc.)

7. Apresentar uma muda de árvore nativa, frutífera ou não.

8. Desenvolver as tarefas surpresas e atividades, que serão apresentadas no Dia do Meio Ambiente.

Tarefas e atividades do dia:

  • Corrida do saco – O aluno tem que correr no saco, pegar a folha de uma goiabeira e voltar.
  • Pegar uma acerola ou outra fruta da região na bacia de farinha.
  • Responder a perguntas sobre os biomas brasileiros – 4 perguntas.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Exposição de Darwin no Museu de História Nacional do Rio de Janeiro

Foi fascinante olhar de perto o trabalho de Darwin. Entender a evolução dos seres vivos e sua diversidade no planeta parece muito complicado, mas quando nos deparamos com o trabalho de Charles Dawin, que utilizou como ferramentas apenas duas pistolas, uma espingarda e um telescópio com bússola, percebemos que para entendê-la basta um pouco de observação e dedicação.

Eu, o professor de Inglês Felipe Cunha, a professora de História Marilene de Assis Ferreira e a diretora do Colégio Estadual Francisco Lourenço Alves, Cláudia Cássia Fajardo Petráglia, fomos ao Museu de História Nacional observar este trabalho maravilhoso.